Notícias UNIPAC

Semana Acadêmica de Pedagogia da FUPAC de Lambari tem foco na revitalização da brinquedoteca

Nos últimos dias 13 a 15 de maio, a FUPAC de Lambari promoveu mais uma edição de sua Semana Acadêmica de Pedagogia. Na ocasião, os acadêmicos do curso de Pedagogia apresentaram diversos trabalhos, oriundos da elaboração de um projeto de revitalização da brinquedoteca da unidade.
O principal foco da programação da Semana foi o projeto de revitalização da Brinquedoteca – Laboratório de Práticas Pedagógicas, criado a partir da necessidade de melhorar o atendimento oferecido aos alunos das escolas da cidade de Lambari, onde os acadêmicos realizam estágios em práticas docentes. A brinquedoteca é um espaço destinado ao brincar e aprender, desenvolvendo possibilidades de construção do conhecimento através do lúdico, pois resgata jogos, brincadeiras, brinquedos e atividades de diversos conteúdos e assuntos, dando mais alegria ao momento de aprender.
O trabalho realizado pelos estudantes do curso de Pedagogia, sob orientação dos professores das disciplinas do primeiro semestre de 2019 e coordenação do professor José Fábio Ribeiro, foi basicamente de construir jogos e brincadeiras, recursos didáticos, que podem contribuir e agregar valor ao acervo da brinquedoteca e, com isso, oferecer aos estudantes e professores da região, espaço e material para planejamento de aulas diferenciadas, com materiais e atividades que auxiliem os alunos nos momentos de aprender-ensinar.
O coordenador de Pedagogia, José Fábio Ribeiro revelou que “a semana foi repleta de boas surpresas, construção coletiva, debates e interação, fortalecendo os laços entre os participantes e, acima de tudo, ressignificando a prática pedagógica e docente, ferramentas essenciais para um bom desenvolvimento do processo educacional e estímulo às metodologias ativas. Nossos agradecimentos aos professores, direção e estudantes, pela dedicação e sinergia”, explicou.
A programação da Semana Acadêmica de Pedagogia ainda contou com palestras e minicursos durante os três dias de evento.